Página Inicial / Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

O Colégio Educar tem por objetivo a construção dos valores da cidadania, baseado nos princípios democráticos. Valores estes que são trabalhados desde a Educação Infantil.

Através da metodologia sócio-construtivista o Colégio busca valorizar o desenvolvimento total das potencialidades de seus alunos, para isto o Colégio conta com uma equipe pedagógica totalmente qualificada e comprometida com os fins da educação.

Preocupado com a educação de seus alunos o Colégio seleciona seus conteúdos levando em consideração as capacidades dos seus alunos e obedecendo aos PCN`s.

Comprometido em desenvolver valores éticos, morais e de respeito á cidadania o Colégio Educar selecionou com todo carinho, atenção o espaço escolar e atua de forma democrática na construção do conhecimento.

No Ensino Fundamental, nossa proposta pedagógica privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.

Assim, todo o planejamento de todas as ações educativas de todas as áreas e setores do Colégio converge para essa formação ampla e básica dos nossos alunos a nós confiados.
Em todas as disciplinas do curso, e em especial em língua portuguesa, atenção especial é dada à leitura e à expressão oral e escrita, através de seleção criteriosa do material didático e do uso sistemático de paradidáticos, textos complementares, jornais, revistas, bem como de projetos que estimulem o gosto e a habilidade. A prática diária e os projetos incentivam no aluno a expressão e a criatividade e procuram objetivar um usuário autônomo de sua língua, imprescindível para a sua participação social responsável.

O ensino da Matemática pretende que os alunos compreendam a realidade em que estão inseridos, desenvolvam suas capacidades cognitivas e sua confiança para enfrentar desafios. O curso oferece condições para que o aluno desenvolva a capacidade de analisar e estabelecer relações entre o conhecimento científico adquirido e os problemas que surgem no dia-a-dia, a fim de buscar soluções práticas, desenvolvendo o raciocínio lógico e ampliando o nível cultural.

As disciplinas de História e Geografia têm como objetivos a apreensão da realidade na sua diversidade e nas múltiplas dimensões temporais, a percepção crítica dos compromissos e atitudes de indivíduos, grupos e povos na construção e reconstrução das sociedades, das diferenças e semelhanças entre culturas, das mudanças e permanências no modo de viver, de pensar, de fazer e das heranças legadas por gerações.

O aprendizado de conceitos e procedimentos em Ciências e Saúde objetiva propiciar aos alunos o desenvolvimento de uma compreensão do mundo que lhes dê condições de continuamente colher e processar informações, desenvolver sua comunicação, avaliar situações, tomar decisões, ter atuação positiva e crítica em seu meio social, com posturas pessoais e comportamentos sociais que lhes permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com o seu meio.

A Educação Física tem o objetivo de introduzir e integrar os alunos na cultura corporal do movimento, com finalidades de lazer, de expressão de sentimentos, afetos e emoções, de manutenção e melhoria da saúde, bem como buscar o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da participação social e da afirmação de valores e princípios democráticos.

O ensino do inglês e do espanhol no Colégio busca aumentar a percepção do aluno como ser humano e como cidadão do mundo, tendo como objetivos despertar o gosto por uma língua estrangeira e ensinar conhecimentos básicos que possibilitem, ao final do curso, leitura e compreensão de textos.